Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo

 

Na Mídia
CORREIO DA AMAZÔNIA - CONHEÇA AS SUGESTÕES DOS DELEGADOS FEDERAIS AOS PROJETOS DE MORO
-
21/2/2019

Correio da Amazônia - Conheça as sugestões dos delegados federais aos projetos de Moro

O portal Correio da Amazônia repercutiu, nesta quinta-feira (21), o texto do SINDPF SP com as sugestões dadas pela presidente, Tania Prado, sobre os projetos de lei anticrime apresentados ao Congresso Nacional nessa semana.

REPRODUÇÃO: postado em 21/02/2019

Os três projetos de lei anticrime representam um grande avanço contra a impunidade no país e merecem andamento em regime de urgência no Congresso Nacional, com debate sério e célere para equilíbrio do sistema de persecução criminal. Nós, do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo, temos algumas sugestões a serem apresentadas ao Poder Legislativo.

Ao longo dos últimos anos, diversas medidas foram aprovadas para redução da população carcerária sem que isso representasse diminuição das taxas de criminalidade. Existe um projeto de novo Código de Processo Penal, que tramita desde 2010 no CN, porém extenso e com muitas questões importantes a serem discutidas, não pacificadas ainda.

Ressalto que, graças aos instrumentos de investigação previstos na lei 12850/2013, de combate ao crime organizado, chegamos agora à 60ª fase da operação Lava-jato e a tantas outras investigações que desmantelaram grandes esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro, com reflexo em vários países. Frise-se que a Polícia Federal ainda é vulnerável, precisa de textos na Constituição e nas leis que garantam seu fortalecimento, sua autonomia e estabilidade ao seu Diretor-Geral (mandato e eleição por lista tríplice como é no Ministério Público).

Os projetos anticrime do Ministro Sérgio Moro representam um recrudescimento por parte do Estado em face dos delinquentes habituais, reincidentes, perigosos, violentos. Vemos como grande avanço os dispositivos propostos para formação de bancos nacionais de dados de perfis balísticos, genéticos, multibiométricos e de impressões digitais. Igualmente, há avanço em se dispor em lei que os condenados pelo Júri e em segunda instância devem ser recolhidos à prisão.

Algumas ideias para incluir no texto anticrime

1) Ampliar o prazo de interceptação telefônica para 60 dias prorrogáveis (o atual prazo de 15 dias é exíguo).

2) Sobre o trecho abaixo do pacote anticrime, o cenário vislumbrado é de potencial confronto em território ocupado por criminosos armados, sem a presença do Estado há anos, em que o policial deve decidir em segundos como proceder:

“Art.25………………Parágrafo único.

Observados os requisitos do caput, considera-se em legítima defesa:
I – o agente policial ou de segurança pública que, em conflito armado ou em risco iminente de conflito armado, previne injusta e iminente agressão a direito seu ou de outrem; e
II – o agente policial ou de segurança pública que previne agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.”

Sugestão: Incluir a palavra confronto, pois muitas vezes há confronto e não conflito ou vice versa. Em seguida à palavra “previne” (duas vezes), colocar “ou repele”, para que haja proporcionalidade na legítima defesa (por exemplo: em quais circunstâncias é proporcional um policial atirar em alguém que porte arma de fogo, sem estar apontando a arma para outra pessoa?)

3) Quanto às menções no texto da proposta anticrime à figura do “agente policial disfarçado” e “agente encoberto”, poderia ser colocada no texto definição dessa figura, em atendimento ao princípio da tipicidade penal, evitando-se confusão interpretativa com o “agente infiltrado”, figura que requer autorização judicial (lei 12850/2013).

4) Sobre a Introdução do “informante do bem” ou do “whistleblower”:

Mudanças na Lei no 13.608/2018:…
§ 2o Ninguém poderá ser condenado apenas com base no depoimento prestado pelo informante, quando mantida em sigilo a sua identidade.

Se o informante for considerado testemunha, deve prestar depoimento compromissado a dizer a verdade, sem sigilo de identidade, dando oportunidade para o acusado/investigado se defender das imputações dessa pessoa.

Melhor retirar a questão da recompensa, evitando-se que mercenários incriminem inocentes, isto é, para isenção do informante. Sugerimos remover:

§ 3o Quando as informações disponibilizadas resultarem em recuperação de produto de crime contra a Administração Pública, poderá ser fixada recompensa em favor do informante em até 5% (cinco por cento) o valor recuperado.

5) Sobre as “Medidas para introduzir soluções negociadas no Código de Processo Penal e na Lei de Improbidade”, pelo Ministério Público (MP):

Sugestão: que a “plea bargain” seja possível somente APÓS o oferecimento da denúncia pelo MP, para que a investigação por inquérito policial, imparcial, em busca da verdade possível, tenha sido exaurida, reduzindo-se os riscos de autoincriminação daquele que não cometeu o delito e para que o esforço investigativo não seja indevidamente interrompido prematuramente.

6) No tocante aos crimes eleitorais – lembrando que os inquéritos policiais atuais somente podem ser instaurados com autorização da Justiça Eleitoral – sugerimos que haja o mesmo regramento dos inquéritos policiais do Código de Processo Penal, instaurados pelo delegado de polícia quando tomar conhecimento do fato.

Ainda sobre a legislação eleitoral: prever vedações às contratações por partidos e candidatos de pessoas físicas e jurídicas que possuam qualquer relação com o partido, candidato ou seus dirigentes.

7) Um deputado federal fez menção, recentemente, sobre acabar com as audiências de custódia, criadas por resolução do Conselho Nacional de Justiça, cujo projeto de lei se encontra na câmara anexado ao projeto do novo Código de Processo Penal, medida com a qual concordamos, pois o Delegado de Polícia sempre fez a análise de juridicidade da prisão em flagrante, em atendimento ao Pacto de San José da Costa Rica. As audiências causaram um ônus ao Estado e seu conteúdo sequer serve como prova quando o preso confessa o crime.

*Tania Prado é Diretora da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF SP). Tania entrou na PF em 2003, em Foz do Iguaçu (PR). Trabalhou nas áreas de polícia fazendária, repressão ao tráfico de drogas, corregedoria e combate à pedopornografia. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo. É Mestre em Segurança Pública na Universidade Jean Moulin, em Lyon, na França.

Confira o texto diretamente no portal acessando:

https://bit.ly/2Vb9SYM


Anteriores
18/10/2019 - FÓRUM IACC É NOTÍCIA EM VEÍCULOS DE IMPRENSA EM DIFERENTES ESTADOS DO PAÍS
16/10/2019 - TANIA PRADO FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA DA PF NO PROGRAMA 'A PROTAGONISTA'
9/10/2019 - IMPRENSA REPERCUTE NOTA DO SINDPF SP EM APOIO À RESTRIÇÃO DE SAÍDAS TEMPORÁRIAS DE PRESOS
4/10/2019 - PRESIDENTE DO SINDPF-SP PARTICIPA DE COMEMORAÇÃO AO DIA DA POLÍCIA CIVIL NA ALESP
2/10/2019 - BLOG DO FAUSTO MACEDO (ESTADÃO) PUBLICA ARTIGO SOBRE OS 10 ANOS DA PEC DA AUTONOMIA DA POLÍCIA FEDERAL
2/10/2019 - IMPRENSA REPERCUTE OS 10 ANOS DA PEC DA AUTONOMIA DA PF COM POSICIONAMENTO DA PRESIDENTE DO SINDPF SP
3/9/2019 - GRUPO SUL NEWS: CHEGOU A HORA DE GARANTIR A AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DA POLÍCIA FEDERAL
26/8/2019 - APAMAGIS – ENTIDADES PROTESTAM EM SÃO PAULO CONTRA O PROJETO DE ABUSO DE AUTORIDADE
26/8/2019 - GRUPO GLOBO E MAIS - INTERFERÊNCIA DE BOLSONARO EM RECEITA, COAF E PF GERA RECEIO DE PREJUÍZO A INVESTIGAÇÕES
23/8/2019 - JORNAL DA MANHÃ / JOVEM PAN – ENTIDADES REALIZAM ATO CONTRA PROJETO DE LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
23/8/2019 - R7 REPERCUTE MANIFESTAÇÃO CONTRA O PROJETO DE LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
22/8/2019 - PELO BRASIL – MUDANÇAS NO COAF PODEM COMPROMETER COMBATE À CORRUPÇÃO NO BRASIL
22/8/2019 - VALOR ECONÔMICO – MUDANÇA NO COAF COMPROMETE COMBATE À CORRUPÇÃO
21/8/2019 - PELO BRASIL: ATO PÚBLICO CONTRA A LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
21/8/2019 - FAUSTO MACEDO – O ESTADO DE S. PAULO – ATO PÚBLICO CONTRA A LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
21/8/2019 - IMPRENSA NACIONAL REPERCUTE POSICIONAMENTO DAS ENTIDADES DE DELEGADOS DE POLÍCIA CONTRA A TRANSFERÊNCIA DO COAF
21/8/2019 - SETE VEÍCULOS DE IMPRENSA REPERCUTIRAM OPINIÃO DO SINDPF SP SOBRE PEC QUE DÁ AUTONOMIA À POLÍCIA FEDERAL
19/8/2019 - PELO BRASIL – GRANDE IMPRENSA REPERCUTE ENTREVISTA COM A PRESIDENTE DO SINDPF-SP SOBRE TROCA DO COMANDO DA PF NO RIO DE JANEIRO
19/8/2019 - BLOG FAUSTO MACEDO – PRESIDENTE DO SINDPF-SP FALA SOBRE A TROCA DE COMANDO DA PF NO RIO DE JANEIRO
19/8/2019 - MAIS DE 60 VEÍCULOS DE IMPRENSA ESPALHADOS POR TODO O BRASIL REPERCUTEM POSICIONAMENTO DA PRESIDENTE DO SINDPF SP SOBRE A TROCA DO COMANDO DA PF NO RIO ANUNCIADA POR BOLSONARO
16/8/2019 - PELO BRASIL - PROJETO DE LEI APROVADO NA QUARTA-FEIRA (14) É O ESTATUTO DA CRIMINALIDADE`
16/8/2019 - POR TODO O BRASIL – NOTA DE REPÚDIO DO SINDPF SP SOBRE FALA DE BOLSONARO REPERCUTE PELA IMPRENSA NACIONAL
16/8/2019 - FAUSTO MACEDO – O ESTADO DE S. PAULO
15/8/2019 - FAUSTO MACEDO - O ESTADO DE S. PAULO
15/8/2019 - O ANTAGONISTA: NOTA DE REPÚDIO AO PROJETO DE LEI SOBRE ABUSO DE AUTORIDADE
13/8/2019 - R7 PLANALTO - RESTRIÇÃO DE VERBA PREJUDICA OPERAÇÕES E VIAGENS DA PF
9/8/2019 - CONTINGENCIAMENTO DE VERBAS AFETA A POLÍCIA FEDERAL
7/8/2019 - TANIA PRADO PARTICIPA DO PROGRAMA “DEBATE COM BRASIL”
6/8/2019 - CORTE DE VERBAS AFETA OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL
1/8/2019 - PRESIDENTES DAS ENTIDADES DE DELEGADOS DA POLÍCIA FEDERAL E CIVIL FALAM SOBRE A EVOLUÇÃO DA CRIMINALIDADE EM PROGRAMA DE TV
31/7/2019 - REVISTA ELITE
6/6/2019 - JORNAL DESTAK - POLÍCIA FEDERAL PODE SUSPENDER EMISSÃO DE PASSAPORTES
28/5/2019 - GAZETA DO LITORAL – PRESIDENTE CONVOCA 1.047 POLICIAIS FEDERAIS
28/5/2019 - PRESIDENTE ANUNCIA CONVOCAÇÃO DE 1.047 POLICIAIS FEDERAIS
28/5/2019 - DESTAK - POLÍCIA FEDERAL CONVOCA MAIS DE MIL CONCURSADOS
28/5/2019 - CONJUR - DECRETO AUTORIZA CONVOCAÇÃO DE POLICIAIS FEDERAIS APROVADOS EM CONCURSO
28/5/2019 - O IMPARCIAL - GOVERNO ANUNCIA CONVOCAÇÃO DE 1.047 POLICIAIS FEDERAIS
22/5/2019 - AGORAVALE - POLÍCIA FEDERAL DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - REPÓRTER HOJE - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - SEGS - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - DIÁRIO ONLINE - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - JORNAL FOLHA DO PROGRESSO – PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - JORNAL A TRIBUNA (AC) – PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - BLOG NILSON SÁ – PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - RIO DAS OSTRAS JORNAL - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - O IMPARCIAL - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - GAZETA DIGITAL - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - FOLHA DE VALINHOS - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - BLOG DO FABIO CARDOSO - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - O RONDONIENSE - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - FOLHAMAX - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
9/5/2019 - TV CÂMARA SÃO PAULO DISCUTE A POSSE DE ARMAS, COM PARTICIPAÇÃO DE TANIA PRADO
6/5/2019 - O FUTURO DA OPERAÇÃO LAVA-JATO E DO COMBATE À CRIMINALIDADE PELA POLÍCIA FEDERAL
6/5/2019 - PORTARIA DISPENSA MPF DE RECEBER PEDIDOS DE COOPERAÇÃO DO EXTERIOR
2/5/2019 - PAPARAZZI NEWS – MOVIMENTO ACORDA SOCIEDADE E ENTIDADES DEBATEM REFORMA DA PREVIDÊNCIA COM O PRESIDENTE DA OAB SP
16/4/2019 - BOLSONARO MANDA CONVOCAR 1.000 POLICIAIS PARA A PF DE MORO
16/4/2019 - ABC DO ABC - BOLSONARO MANDA CONVOCAR 1.000 POLICIAIS PARA A PF DE MORO
16/4/2019 - BLOG DO FLÁVIO CHAVES - ENQUANTO O SUPREMO QUER ESVAZIAR A LAVA JATO, BOLSONARO FORTALECE A POLÍCIA FEDERAL
16/4/2019 - BLOG NILSON SÁ - ENQUANTO O SUPREMO QUER ESVAZIAR A LAVA JATO, BOLSONARO FORTALECE A POLÍCIA FEDERAL
11/4/2019 - BLOG DO ELIMAR CÔRTES JÁ HAVIA MOSTRADO A NECESSIDADE DA NOMEAÇÃO DOS EXCEDENTES: BOLSONARO VAI NOMEAR MIL NOVOS POLICIAIS FEDERAIS
4/4/2019 - DIRETORA REGIONAL DA ADPF COBRA DE MORO AUMENTO DE EFETIVO DE POLICIAIS
27/3/2019 - JORNAL ESTADO DE MINAS - O FUTURO DA LAVA-JATO E DO COMBATE À CRIMINALIDADE PELA PF
22/3/2019 - O ESTADO DE S. PAULO - MICHEL TEMER É PRESO NA OPERAÇÃO LAVA JATO
22/3/2019 - RÁDIO ESPÍRITO SANTO - OS CINCO ANOS DA OPERAÇÃO LAVA-JATO
21/3/2019 - JORNAL DA BAND – STF DETERMINA JUSTIÇA ELEITORAL COMPETENTE PARA JULGAR CASOS DE CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO LIGADOS AO CAIXA DOIS
21/3/2019 - TANIA PRADO PARTICIPA DO PROGRAMA TRIBUNA INDEPENDENTE, DA REDE VIDA DE TELEVISÃO
18/3/2019 - A OPERAÇÃO LAVA JATO E O COMBATE À MACROCRIMINALIDADE SEGUEM, HÁ MUITO TRABALHO PELA FRENTE
12/3/2019 - TV CULTURA COMPETÊNCIA ELEITORAL AOS CRIMES DE CAIXA 2
1/3/2019 - MUDANÇAS COMBATERÃO À CORRUPÇÃO, AO CRIME ORGANIZADO E OS VIOLENTOS
26/2/2019 - ESPECIALISTAS ANALISAM OS IMPACTOS DO PACOTE ANTICRIME
26/2/2019 - APOSENTADORIA DE MILITARES E POLICIAIS
26/2/2019 - DELEGADOS SE DIFERENCIAM DE DEMAIS CARREIRAS DA PF E PODEM TER SINDICATO PRÓPRIO
21/2/2019 - CORREIO DA AMAZÔNIA - CONHEÇA AS SUGESTÕES DOS DELEGADOS FEDERAIS AOS PROJETOS DE MORO
14/2/2019 - HORA NEWS - ESPECIALISTA AVALIA EFICÁCIA DE TRANSFERÊNCIA DE LÍDERES DE FACÇÕES PARA PRESÍDIOS FEDERAIS
14/2/2019 - BLOG DO ELIMAR CÔRTES REPERCUTE REUNIÃO DA PRESIDENTE DO SINDPF SP COM A COMISSÃO DOS APROVADOS NO CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL 2018
8/2/2019 - TV CANÇÃO NOVA - ESPECIALISTAS COMENTAM AS PROPOSTAS DE SÉRGIO MORO PARA A SEGURANÇA
6/2/2019 - O DIA – IG - MORO BUSCA FORTALECER MP, MAS VIRA ALVO EM DUAS FRENTES
6/2/2019 - MIDIA MAX - LIDERANÇAS DA POLÍCIA FEDERAL VEEM ‘AVANÇO LEGISLATIVO’ COM PROJETO DE MORO
6/2/2019 - O SUL - PROJETO DE MORO FORTALECE O MP
6/2/2019 - JD1 NOTÍCIAS - PROJETO DE MORO FORTALECE O MP
5/2/2019 - PROJETO DE MORO CONTRA O CRIME VAI DO CÉU AO INFERNO
5/2/2019 - CORREIO BRAZILIENSE - ENTENDA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PROPOSTAS PELO PROJETO ANTICRIME DE MORO
5/2/2019 - CONJUR - DE POPULISTA A URGENTE: PROJETO DE MORO DIVIDE ESPECIALISTAS
5/2/2019 - PORTAL O DIA - NO PROJETO DE LEI ANTICRIME SÉRGIO MORO BUSCA FORTALECER O MINISTÉRIO PÚBLICO
5/2/2019 - O PARANÁ - "COLUNA ESPLANADA DO DIA 5 DE FEVEREIRO DE 2019 "
5/2/2019 - OPINIÃO E NOTÍCIA - PROJETO DE MORO FORTALECE O MP MINISTRO DA JUSTIÇA BUSCA FORTALECER O MP E INCENTIVAR OS MÉTODOS DA OPERAÇÃO LAVA JATO
1/2/2019 - CORREIO BRAZILIENSE EXCEDENTES DA PF QUEREM MUDANÇA NO EDITAL E CRIAÇÃO DE MAIS UMA TURMA PARA A ANP
1/2/2019 - PORTAL JUSTIÇA DE SAIA #GABIMANSUR NO PROGRAMA ‘SEGURANÇA PÚBLICA EM DEBATE’
1/2/2019 - PORTAL ASSOCIAÇÃO PAULISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DIRETORA DA APMP MULHER PARTICIPA DO PROGRAMA ‘SEGURANÇA PÚBLICA EM DEBATE’
1/2/2019 - FOLHA DIRIGIDA CONCURSO PF: SINDICATO E APROVADOS LUTAM POR MAIS CONVOCAÇÕES
29/1/2019 - GRUPO REIVINDICA EXECUÇÃO DE PROCURADOR DA CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO PEDRO DA ALDEIA
28/1/2019 - BLOG DE JAMILDO (UOL) - PARA SINDICATO, META DE BOLSONARO SOBRE OPERAÇÃO LAVA JATO REQUER AUMENTO DE EFETIVO DA PF
28/1/2019 - PLANTÃO NEWS - PF CONTABILIZA DÉFICIT DE 4.300 CARGOS AO AVALIAR META DE BOLSONARO SOBRE OPERAÇÃO LAVA JATO
28/1/2019 - META DE BOLSONARO SOBRE OPERAÇÃO LAVA JATO REQUER AUMENTO DE EFETIVO DA POLÍCIA FEDERAL, AFIRMA PRESIDENTE DO SINDICATO DOS DELEGADOS FEDERAIS DE SÃO PAULO
28/1/2019 - META DE BOLSONARO SOBRE OPERAÇÃO LAVA JATO REQUER AUMENTO DE EFETIVO DA PF
28/1/2019 - META DO GOVERNO PARA LAVA JATO REQUER AUMENTO DE EFETIVO DA PF
28/1/2019 - PF PAULISTA JÁ USA ‘METAS’ DE BOLSONARO PARA PEDIR MAIS PESSOAL
28/1/2019 - BLOG DO VALDEMIR - TANIA PRADO: META DE BOLSONARO SOBRE OPERAÇÃO LAVA JATO REQUER AUMENTO DE EFETIVO DA PF
9/1/2019 - PORTAL NO AR - PIORA O DÉFICIT DO EFETIVO DA POLÍCIA FEDERAL EM 2018
9/1/2019 - DIEGO EMIR – PIORA O DÉFICIT DO EFETIVO DA POLÍCIA FEDERAL EM 2018

ENTIDADE PARCEIRA

DIRETORIA REGIONAL
SÃO PAULO

MEMBRO DA FENADEPOL

 FEDERAÇÃO NACIONAL DOS DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL


 
Sindicato
Notícias
Social

Atividade Sindical

Histórico
Objetivos
Estatuto
Diretoria
Localização
Artigos
Na Mídia
Publicações
Últimas Notícias
Vídeos
Segurança Pública em Debate
Convênios
Fotos
Aniversariantes
Agenda Parlamentar
Advogados de Plantão
Atualize Seu Cadastro
Eventos
Sindicalize-se
Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo
Av. Santa Marina, 586 - Água Branca - São Paulo - SP - 05036-000
Telefone: (11) 3611-8160 - Fax: (11) 3611-2980
www.sindpfsp.org.br -
sindpf@sindpfsp.org.br

Política de Privacidade

Webdesign: Luiz Carlos Cichetto - (16) 99248-0091