Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo

 

Notícias
CORREIO BRAZILIENSE - ENTENDA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PROPOSTAS PELO PROJETO ANTICRIME DE MORO
-
5/2/2019

Correio Braziliense - Entenda as principais mudanças propostas pelo projeto anticrime de Moro

O projeto prevê, entre outras coisas, uma flexibilização na pena para policiais que matarem em serviço
REPRODUÇÃO: postado em 04/02/2019 20:50

O portal online do jornal Correio Braziliense publicou, na noite desta segunda-feira (04), reportagem analisando as mudanças propostas pelo pacote anticrime, anunciado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou nesta segunda-feira (4/2) uma série de mudanças em leis brasileiras — principalmente no Código Penal —, em um pacote que foi chamado de lei anticrime. O projeto prevê, entre outras coisas, uma flexibilização na pena para policiais que matarem em serviço — uma das promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro. Abaixo, o Correio elenca outras alterações previstas pela proposta:

Prisão após condenação em segunda instância
O projeto defende a prisão de condenados em segunda instância, inclusive enquanto ainda houver recurso. Atualmente, a lei não prevê explicitamente esse cumprimento.

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) fez essa interpretação. Foi ela, inclusive, que embasa a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ele foi preso em abril do ano passado, mesmo enquanto recorria a tribunais superiores de sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Existe a previsão de que os ministros do STF voltem a discutir o assunto em abril deste ano. Caso o projeto anticrime apresentado por Moro seja aprovado pelo Congresso antes disso, ele teria um peso maior — por se tratar de uma lei —, de acordo com a avaliação da Diretora da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e mestre em Segurança Pública, Tania Prado.

Mudanças na progressão de regime
Pela nova lei, os condenados por crimes hediondos só poderão receber o benefício da progressão de regime após cumprirem três quintos da pena (hoje são dois quintos, sendo três quintos para reincidentes). A progressão também ficará "subordinada ao mérito do condenado e à constatação de condições pessoais que façam presumir que ele não voltará a delinquir".

Quem estiver preso por crimes hediondos também perderá o direito às saídas temporárias (popularmente conhecidas como "saidão"). Eles só poderão deixar a cadeia em caso de "falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão ou necessidade de tratamento médico".

Em uma tentativa de fechar o cerco contra o crime organizado, o projeto também determina que "lideranças de organizações criminosas armadas ou que tenham armas à disposição deverão iniciar o cumprimento da pena em estabelecimentos penais de segurança máxima". Eles também não poderão se beneficiar da progressão de regime, caso fique comprovado que ainda têm vínculo com a associação.

Organizações criminosas
Ainda em relação ao crime organizado, a proposta elenca o nome de diversas facções e milícias para classificar o que é uma organização criminosa. Atualmente, a legislação diz que são grupos de quatro ou mais pessoas, com objetivo de "obter direta ou indiretamente vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a quatro anos, ou que sejam de caráter transnacional".

A lei anticrime propõe a inclusão do seguinte parágrafo: "se valham da violência ou da força de intimidação do vínculo associativo para adquirir, de modo direto ou indireto, o controle sobre a atividade criminal ou sobre a atividade econômica, como o Primeiro Comando da Capital, Comando Vermelho, Família do Norte, Terceiro Comando Puro, Amigo dos Amigos, milícias ou outras associações como localmente denominadas".

Investigação criminal
Outra mudança proposta pelo projeto diz respeito ao Banco Nacional de Perfil Genético, que reúne materiais genéticos de detentos. Atualmente, a legislação diz que "a identificação criminal poderá incluir a coleta de material genético". Com a nova lei, a coleta passaria a ser obrigatória para os condenados por crimes dolosos. Inclusive os que já estão presos poderiam ser submetidos à coleta durante o cumprimento da pena. A recusa constituiria falta grave.

O ministério também propõe a criação do Banco Nacional Multibiométrico e de Impressões Digitais, que armazenaria "dados de registros biométricos, de impressões digitais e, quando possível, de íris, face e voz, para subsidiar investigações criminais federais, estaduais ou distrital". Os materiais poderiam vir de "quaisquer bancos de dados geridos por órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das esferas federal, estadual e distrital, inclusive pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelos Institutos de Identificação civil". As informações, porém, teriam caráter sigiloso.

"Informante do bem"
Um outro ponto proposto pelo pacote é a criação do "informante do bem". Com ele, qualquer pessoa poderia relatar informações sobre crimes contra a administração pública e teria sua identidade preservada.

Embora essas denúncias já possam ser feitas hoje, na opinião da Diretora da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e mestre em Segurança Pública, Tania Prado, a criação do "informante do bem" serviria como um incentivo para aumentar o número de denúncias. "O informante passa a ter uma proteção — diferente de uma testemunha — para facilitar a possibilidade de deletar", explica.

Leia a reportagem em:

Fonte: https://bit.ly/2WR0w6e

Anteriores
22/7/2020 - ESTATÍSTICAS POLICIAIS - RESOLUÇÃO DE HOMICÍDIOS
24/6/2020 - ARTIGO: AUTONOMIA DAS POLÍCIAS JUDICIÁRIAS – UMA NECESSIDADE URGENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA
18/6/2020 - INFORME FENADEPOL 17/06/2020 PARECER AGU - APOSENTADORIA POLICIAL
15/6/2020 - COMUNICADO FENADEPOL SOBRE ADI 6271 - EC 103/2019 - REFORMA DA PREVIDÊNCIA
12/6/2020 - DGP DA PF ATENDE DECISÃO DO TCU ACERCA DO TEMPO DE SERVIÇO MILITAR PARA FINS DE APOSENTADORIA POLICIAL
4/6/2020 - SEPARAR MJ VAI CAUSAR INSTABILIDADE PARA PF, DIZ PRESIDENTE DE SINDICATO DE DELEGADOS DE SP
30/5/2020 - O SINDPESP PARABENIZA A DRA. TANIA PRADO PELA POSSE COMO PRESIDENTE NA FENADEPOL E DESEJA UMA EXCELENTE GESTÃO!
25/5/2020 - A POLÍCIA FEDERAL, O SISBIN E A DEMOCRACIA
24/5/2020 - O PERIGOSO ‘SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA’ PESSOAL DE BOLSONARO: POLICIAIS QUE REPASSAM INFORMAÇÕES SIGILOSAS PARA O PRESIDENTE ESTÃO COMETENDO CRIMES
11/5/2020 - CRISE MOSTRA LIMITES PARA INTERFERÊNCIA DE BOLSONARO EM AÇÕES DA PF, DIZ CIENTISTA POLÍTICO
7/5/2020 - SINDPESP E SINDPF SOLICITAM AO PREFEITO DE SÃO PAULO A EXCLUSÃO DOS POLICIAIS DO RODÍZIO DE VEÍCULOS
7/5/2020 - POLICIAIS PEDEM À PREFEITURA DE SP PARA LIBERAR SEUS CARROS PARTICULARES DO RODÍZIO DE VEÍCULOS QUE COMEÇA NA SEGUNDA
25/4/2020 - TROCA DE COMANDO NA PF EXPÕE VULNERABILIDADE, DIZ DELEGADA
4/4/2020 - PF FECHA PARCERIA E OFERTA CURSO DE COMBATE À ANSIEDADE A SERVIDORES E FAMILIARES
4/4/2020 - CORONAVÍRUS FONACATE DIVULGA PROPOSTAS EMERGENCIAIS CONTRA A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL
31/3/2020 - A POLÍCIA FEDERAL E O COMBATE AO CORONAVÍRUS COVID-19
27/2/2020 - 80% DAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS DA PF ATINGIRAM DESEMPENHO MÉDIO OU ALTO EM 2019, DIZ RELATÓRIO
22/2/2020 - EM MEIO À CRISE DAS PMS, GOVERNO RECUA E NÃO MAIS ESTUDA DAR PODERES A POLICIAIS MILITARES SOBRE TERMOS DE OCORRÊNCIA
21/2/2020 - PF ESCLARECEU 88,8% DAS INVESTIGAÇÕES QUE FEZ EM 2019, DIZ RELATÓRIO
28/1/2020 - APOIO À DEMOCRACIA CRESCE EM 2019
17/1/2020 - COMUNICADO SINDPF SP
17/1/2020 - TOFFOLI DERRUBA PORTARIA QUE AMPLIAVA PODER DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
10/1/2020 - VITÓRIA DO SINDPF SP, FENADEPOL E DEMAIS SINDICATOS DOS DELEGADOS DA PF: JUIZ DO DF ANULA ‘TERMO DE OCORRÊNCIA’ DA PRF
10/1/2020 - JUDICIÁRIO ACABA COM ‘TERMO DE OCORRÊNCIA CIRCUNSTANCIADO’ FEITO PELA PRF
10/1/2020 - 'PRF NÃO É AUTORIDADE POLICIAL E SIM DE TRÂNSITO', DECIDE JUIZ FEDERAL
10/1/2020 - JUIZ SUSPENDE DECRETO QUE DAVA MAIS PODERES A POLICIAL RODOVIÁRIO
5/1/2020 - POLÍCIA FEDERAL DIMINUI RITMO DE OPERAÇÕES EM 2019
5/1/2020 - BOLSONARO EDITA MP QUE REORGANIZA CARGOS DE CHEFIA NA PF
5/1/2020 - LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE PARA SERVIDORES DOS TRÊS PODERES ENTRA EM VIGOR
30/12/2019 - IL CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE MULHERES NA POLÍCIA!
30/12/2019 - ASSOCIAÇÕES CONTESTAM NO SUPREMO TRECHOS DA NOVA LEI CONTRA ABUSO DE AUTORIDADE ENTIDADES DE MAGISTRADOS, MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E POLICIAIS FORAM À CORTE CONTRA 20 PONTOS DA NOVA LEGISLAÇÃO
30/12/2019 - EDUARDO FONTES É APROVADO, PELA TERCEIRA VEZ, PARA OS MELHORES DELEGADOS DE POLÍCIA DO BRASIL! CENSO 2019
30/12/2019 - TANIA PRADO É APROVADA PARA A LISTA DOS MELHORES DELEGADOS DE POLÍCIA DO BRASIL! CENSO 2019
30/12/2019 - POLICIAS FEDERAL E CIVIL LANÇAM CAMPANHA PARA ATRAIR MULHERES PARA SEUS QUADROS
28/11/2019 - ESTADÃO CONTEÚDO PUBLICA REPORTAGEM SOBRE “MOVIMENTO MULHERES NA SEGURANÇA PÚBLICA” E ASSUNTO REPERCUTE EM DEZENAS DE VEÍCULOS PELO PAÍS
13/11/2019 - IMPRENSA REPERCUTE NOMEAÇÃO DE DELEGADOS E DEMAIS CARREIRAS DA PF
18/10/2019 - FÓRUM IACC É NOTÍCIA EM VEÍCULOS DE IMPRENSA EM DIFERENTES ESTADOS DO PAÍS
16/10/2019 - TANIA PRADO FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA DA PF NO PROGRAMA 'A PROTAGONISTA'
9/10/2019 - IMPRENSA REPERCUTE NOTA DO SINDPF SP EM APOIO À RESTRIÇÃO DE SAÍDAS TEMPORÁRIAS DE PRESOS
4/10/2019 - PRESIDENTE DO SINDPF-SP PARTICIPA DE COMEMORAÇÃO AO DIA DA POLÍCIA CIVIL NA ALESP
2/10/2019 - BLOG DO FAUSTO MACEDO (ESTADÃO) PUBLICA ARTIGO SOBRE OS 10 ANOS DA PEC DA AUTONOMIA DA POLÍCIA FEDERAL
2/10/2019 - IMPRENSA REPERCUTE OS 10 ANOS DA PEC DA AUTONOMIA DA PF COM POSICIONAMENTO DA PRESIDENTE DO SINDPF SP
3/9/2019 - GRUPO SUL NEWS: CHEGOU A HORA DE GARANTIR A AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DA POLÍCIA FEDERAL
26/8/2019 - GRUPO GLOBO E MAIS - INTERFERÊNCIA DE BOLSONARO EM RECEITA, COAF E PF GERA RECEIO DE PREJUÍZO A INVESTIGAÇÕES
26/8/2019 - APAMAGIS – ENTIDADES PROTESTAM EM SÃO PAULO CONTRA O PROJETO DE ABUSO DE AUTORIDADE
23/8/2019 - JORNAL DA MANHÃ / JOVEM PAN – ENTIDADES REALIZAM ATO CONTRA PROJETO DE LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
23/8/2019 - R7 REPERCUTE MANIFESTAÇÃO CONTRA O PROJETO DE LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
22/8/2019 - PELO BRASIL – MUDANÇAS NO COAF PODEM COMPROMETER COMBATE À CORRUPÇÃO NO BRASIL
22/8/2019 - VALOR ECONÔMICO – MUDANÇA NO COAF COMPROMETE COMBATE À CORRUPÇÃO
21/8/2019 - PELO BRASIL: ATO PÚBLICO CONTRA A LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
21/8/2019 - FAUSTO MACEDO – O ESTADO DE S. PAULO – ATO PÚBLICO CONTRA A LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
21/8/2019 - IMPRENSA NACIONAL REPERCUTE POSICIONAMENTO DAS ENTIDADES DE DELEGADOS DE POLÍCIA CONTRA A TRANSFERÊNCIA DO COAF
21/8/2019 - SETE VEÍCULOS DE IMPRENSA REPERCUTIRAM OPINIÃO DO SINDPF SP SOBRE PEC QUE DÁ AUTONOMIA À POLÍCIA FEDERAL
19/8/2019 - MAIS DE 60 VEÍCULOS DE IMPRENSA ESPALHADOS POR TODO O BRASIL REPERCUTEM POSICIONAMENTO DA PRESIDENTE DO SINDPF SP SOBRE A TROCA DO COMANDO DA PF NO RIO ANUNCIADA POR BOLSONARO
19/8/2019 - PELO BRASIL – GRANDE IMPRENSA REPERCUTE ENTREVISTA COM A PRESIDENTE DO SINDPF-SP SOBRE TROCA DO COMANDO DA PF NO RIO DE JANEIRO
19/8/2019 - BLOG FAUSTO MACEDO – PRESIDENTE DO SINDPF-SP FALA SOBRE A TROCA DE COMANDO DA PF NO RIO DE JANEIRO
16/8/2019 - POR TODO O BRASIL – NOTA DE REPÚDIO DO SINDPF SP SOBRE FALA DE BOLSONARO REPERCUTE PELA IMPRENSA NACIONAL
16/8/2019 - FAUSTO MACEDO – O ESTADO DE S. PAULO
16/8/2019 - PELO BRASIL - PROJETO DE LEI APROVADO NA QUARTA-FEIRA (14) É O ESTATUTO DA CRIMINALIDADE`
15/8/2019 - FAUSTO MACEDO - O ESTADO DE S. PAULO
15/8/2019 - O ANTAGONISTA: NOTA DE REPÚDIO AO PROJETO DE LEI SOBRE ABUSO DE AUTORIDADE
13/8/2019 - R7 PLANALTO - RESTRIÇÃO DE VERBA PREJUDICA OPERAÇÕES E VIAGENS DA PF
9/8/2019 - CONTINGENCIAMENTO DE VERBAS AFETA A POLÍCIA FEDERAL
7/8/2019 - TANIA PRADO PARTICIPA DO PROGRAMA “DEBATE COM BRASIL”
6/8/2019 - CORTE DE VERBAS AFETA OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL
1/8/2019 - PRESIDENTES DAS ENTIDADES DE DELEGADOS DA POLÍCIA FEDERAL E CIVIL FALAM SOBRE A EVOLUÇÃO DA CRIMINALIDADE EM PROGRAMA DE TV
31/7/2019 - REVISTA ELITE
6/6/2019 - JORNAL DESTAK - POLÍCIA FEDERAL PODE SUSPENDER EMISSÃO DE PASSAPORTES
28/5/2019 - DESTAK - POLÍCIA FEDERAL CONVOCA MAIS DE MIL CONCURSADOS
28/5/2019 - PRESIDENTE ANUNCIA CONVOCAÇÃO DE 1.047 POLICIAIS FEDERAIS
28/5/2019 - GAZETA DO LITORAL – PRESIDENTE CONVOCA 1.047 POLICIAIS FEDERAIS
28/5/2019 - O IMPARCIAL - GOVERNO ANUNCIA CONVOCAÇÃO DE 1.047 POLICIAIS FEDERAIS
28/5/2019 - CONJUR - DECRETO AUTORIZA CONVOCAÇÃO DE POLICIAIS FEDERAIS APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - JORNAL A TRIBUNA (AC) – PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - REPÓRTER HOJE - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - SEGS - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - RIO DAS OSTRAS JORNAL - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - DIÁRIO ONLINE - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - JORNAL FOLHA DO PROGRESSO – PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - BLOG NILSON SÁ – PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
22/5/2019 - AGORAVALE - POLÍCIA FEDERAL DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - O IMPARCIAL - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - GAZETA DIGITAL - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - FOLHA DE VALINHOS - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - BLOG DO FABIO CARDOSO - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - O RONDONIENSE - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
17/5/2019 - FOLHAMAX - PF DEVE CONVOCAR 1.200 APROVADOS EM CONCURSO
9/5/2019 - TV CÂMARA SÃO PAULO DISCUTE A POSSE DE ARMAS, COM PARTICIPAÇÃO DE TANIA PRADO
6/5/2019 - O FUTURO DA OPERAÇÃO LAVA-JATO E DO COMBATE À CRIMINALIDADE PELA POLÍCIA FEDERAL
6/5/2019 - PORTARIA DISPENSA MPF DE RECEBER PEDIDOS DE COOPERAÇÃO DO EXTERIOR
2/5/2019 - PAPARAZZI NEWS – MOVIMENTO ACORDA SOCIEDADE E ENTIDADES DEBATEM REFORMA DA PREVIDÊNCIA COM O PRESIDENTE DA OAB SP
16/4/2019 - BOLSONARO MANDA CONVOCAR 1.000 POLICIAIS PARA A PF DE MORO
16/4/2019 - ABC DO ABC - BOLSONARO MANDA CONVOCAR 1.000 POLICIAIS PARA A PF DE MORO
16/4/2019 - BLOG DO FLÁVIO CHAVES - ENQUANTO O SUPREMO QUER ESVAZIAR A LAVA JATO, BOLSONARO FORTALECE A POLÍCIA FEDERAL
16/4/2019 - BLOG NILSON SÁ - ENQUANTO O SUPREMO QUER ESVAZIAR A LAVA JATO, BOLSONARO FORTALECE A POLÍCIA FEDERAL
11/4/2019 - BLOG DO ELIMAR CÔRTES JÁ HAVIA MOSTRADO A NECESSIDADE DA NOMEAÇÃO DOS EXCEDENTES: BOLSONARO VAI NOMEAR MIL NOVOS POLICIAIS FEDERAIS
4/4/2019 - DIRETORA REGIONAL DA ADPF COBRA DE MORO AUMENTO DE EFETIVO DE POLICIAIS
27/3/2019 - JORNAL ESTADO DE MINAS - O FUTURO DA LAVA-JATO E DO COMBATE À CRIMINALIDADE PELA PF
22/3/2019 - RÁDIO ESPÍRITO SANTO - OS CINCO ANOS DA OPERAÇÃO LAVA-JATO
22/3/2019 - O ESTADO DE S. PAULO - MICHEL TEMER É PRESO NA OPERAÇÃO LAVA JATO

ENTIDADE PARCEIRA

DIRETORIA REGIONAL
SÃO PAULO

MEMBRO DA FENADEPOL

 FEDERAÇÃO NACIONAL DOS DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL


 
Sindicato
Notícias
Social

Atividade Sindical

Histórico
Objetivos
Estatuto
Diretoria
Localização
Artigos
Na Mídia
Publicações
Últimas Notícias
Vídeos
Segurança Pública em Debate
Convênios
Fotos
Aniversariantes
Agenda Parlamentar
Advogados de Plantão
Atualize Seu Cadastro
Eventos
Sindicalize-se
TEL e WHATSAPP  Teletrabalho COVID-19
Das 9h às 17h
 Dias Úteis - Segunda a Sexta-Feira
(11) 98733-0388
11 98415-6142
Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no Estado de São Paulo
Av. Santa Marina, 586 - Água Branca - São Paulo - SP - 05036-000
Telefone: (11) 3611-8160 - Fax: (11) 3611-2980
www.sindpfsp.org.br -
sindpf@sindpfsp.org.br

Política de Privacidade

Webdesign: Luiz Carlos Cichetto - (16) 99248-0091