Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo

 

Últimas Notícias
O QUE O SINDPF SP SUGERE AOS PROJETOS ANTICRIME APRESENTADOS AO CONGRESSO NACIONAL
20/2/2019

O que o SINDPF SP sugere aos projetos anticrime apresentados ao Congresso Nacional

Crédito da Foto: Site do Congresso Nacional

Os projetos de lei anticrime

Os três projetos de lei anticrime representam um grande avanço contra a impunidade no país e merecem andamento em regime de urgência no Congresso Nacional, com debate sério e célere para equilíbrio do sistema de persecução criminal. Nós, do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo, temos algumas sugestões a serem apresentadas ao Poder Legislativo.

Ao longo dos últimos anos, diversas medidas foram aprovadas para redução da população carcerária sem que isso representasse diminuição das taxas de criminalidade. Existe um projeto de novo Código de Processo Penal, que tramita desde 2010 no CN, porém extenso e com muitas questões importantes a serem discutidas, não pacificadas ainda.

Ressalto que, graças aos instrumentos de investigação previstos na lei 12850/2013, de combate ao crime organizado, chegamos agora à 60ª fase da operação Lava-jato e a tantas outras investigações que desmantelaram grandes esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro, com reflexo em vários países. Frise-se que a Polícia Federal ainda é vulnerável, precisa de textos na Constituição e nas leis que garantam seu fortalecimento, sua autonomia e estabilidade ao seu Diretor-Geral (mandato e eleição por lista tríplice como é no Ministério Público).

Os projetos anticrime do Ministro Sérgio Moro representam um recrudescimento por parte do Estado em face dos delinquentes habituais, reincidentes, perigosos, violentos. Vemos como grande avanço os dispositivos propostos para formação de bancos nacionais de dados de perfis balísticos, genéticos, multibiométricos e de impressões digitais. Igualmente, há avanço em se dispor em lei que os condenados pelo Júri e em segunda instância devem ser recolhidos à prisão.

Algumas ideias para incluir no texto anticrime

1) Ampliar o prazo de interceptação telefônica para 60 dias prorrogáveis (o atual prazo de 15 dias é exíguo).

2) Sobre o trecho abaixo do pacote anticrime, o cenário vislumbrado é de potencial confronto em território ocupado por criminosos armados, sem a presença do Estado há anos, em que o policial deve decidir em segundos como proceder:
"Art.25..................Parágrafo único.
Observados os requisitos do caput, considera-se em legítima defesa:
I - o agente policial ou de segurança pública que, em conflito armado ou em risco iminente de conflito armado, previne injusta e iminente agressão a direito seu ou de outrem; e
II - o agente policial ou de segurança pública que previne agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes."

Sugestão: Incluir a palavra confronto, pois muitas vezes há confronto e não conflito ou vice-versa. Em seguida à palavra “previne” (duas vezes), colocar "ou repele", para que haja proporcionalidade na legítima defesa (por exemplo: em quais circunstâncias é proporcional um policial atirar em alguém que porte arma de fogo, sem estar apontando a arma para outra pessoa?)

3) Quanto às menções no texto da proposta anticrime à figura do "agente policial disfarçado" e "agente encoberto", poderia ser colocada no texto definição dessa figura, em atendimento ao princípio da tipicidade penal, evitando-se confusão interpretativa com o "agente infiltrado", figura que requer autorização judicial (lei 12850/2013).

4) Sobre a Introdução do “informante do bem” ou do “whistleblower”:
Mudanças na Lei no 13.608/2018:...

§ 2o Ninguém poderá ser condenado apenas com base no depoimento prestado pelo informante, quando mantida em sigilo a sua identidade.

Se o informante for considerado testemunha, deve prestar depoimento compromissado a dizer a verdade, sem sigilo de identidade, dando oportunidade para o acusado/investigado se defender das imputações dessa pessoa.

Melhor retirar a questão da recompensa, evitando-se que mercenários incriminem inocentes, isto é, para isenção do informante. Sugerimos remover:

§ 3o Quando as informações disponibilizadas resultarem em recuperação de produto de crime contra a Administração Pública, poderá ser fixada recompensa em favor do informante em até 5% (cinco por cento) o valor recuperado.

5) Sobre as "Medidas para introduzir soluções negociadas no Código de Processo Penal e na Lei de Improbidade", pelo Ministério Público (MP):

Sugestão: que a “plea bargain” seja possível somente APÓS o oferecimento da denúncia pelo MP, para que a investigação por inquérito policial, imparcial, em busca da verdade possível, tenha sido exaurida, reduzindo-se os riscos de autoincriminação daquele que não cometeu o delito e para que o esforço investigativo não seja indevidamente interrompido prematuramente.

6) No tocante aos crimes eleitorais – lembrando que os inquéritos policiais atuais somente podem ser instaurados com autorização da Justiça Eleitoral – sugerimos que haja o mesmo regramento dos inquéritos policiais do Código de Processo Penal, instaurados pelo delegado de polícia quando tomar conhecimento do fato.

Ainda sobre a legislação eleitoral: prever vedações às contratações por partidos e candidatos de pessoas físicas e jurídicas que possuam qualquer relação com o partido, candidato ou seus dirigentes.

7) Um deputado federal fez menção, recentemente, sobre acabar com as audiências de custódia, criadas por resolução do Conselho Nacional de Justiça, cujo projeto de lei se encontra na câmara anexado ao projeto do novo Código de Processo Penal, medida com a qual concordamos, pois o Delegado de Polícia sempre fez a análise de juridicidade da prisão em flagrante, em atendimento ao Pacto de San José da Costa Rica. As audiências causaram um ônus ao Estado e seu conteúdo sequer serve como prova quando o preso confessa o crime.

Tania Prado
Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo - SINDPF SP
-
-
O que o SINDPF SP sugere aos projetos anticrime apresentados ao Congresso Nacional O que o SINDPF SP sugere aos projetos anticrime apresentados ao Congresso Nacional
O que o SINDPF SP sugere aos projetos anticrime apresentados ao Congresso Nacional O que o SINDPF SP sugere aos projetos anticrime apresentados ao Congresso Nacional
O que o SINDPF SP sugere aos projetos anticrime apresentados ao Congresso Nacional O que o SINDPF SP sugere aos projetos anticrime apresentados ao Congresso Nacional
Notícias Anteriores
23/5/2020 - DEBATE UOL COM A PRESENÇA DE TANIA PRADO
12/5/2020 - LIVE EDUARDO FONTES COM TANIA PRADO
11/5/2020 - LIVE EDUARDO FONTES COM EDVANDIR PAIVA
5/5/2020 - AUTONOMIA DA POLÍCIA FEDERAL E FAKE NEWS
25/4/2020 - AUTONOMIA DA POLÍCIA FEDERAL
9/4/2020 - OS IMPACTOS DA COVID19 NA SOCIEDADE
1/4/2020 - NOTA DE PESAR
17/3/2020 - QUALICORP EXPLICA - CORONA VÍRUS
28/11/2019 - IACC REÚNE CENTENAS DE PESSOAS PARA DISCUTIREM SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL
28/11/2019 - WITZEL E SECRETÁRIO NACIONAL DA SEGURANÇA PÚBLICA PALESTRAM NO SEGUNDO DIA DO FÓRUM IACC
28/11/2019 - FÓRUM IACC: ESPECIALISTAS DEFENDEM UNIÃO DE ÓRGÃOS DE PERSECUÇÃO PENAL
28/11/2019 - FÓRUM IACC: ESPECIALISTAS DISCUTEM SEGURANÇA PÚBLICA COMO DIREITO FUNDAMENTAL
27/11/2019 - FÓRUM IACC: ESPECIALISTAS DEBATEM CRIMES CIBERNÉTICOS E VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NA WEB
27/11/2019 - FÓRUM IACC: SEGUNDO PAINEL DEBATE DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DA CORRUPÇÃO NO BRASIL
27/11/2019 - FÓRUM IACC: A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA NAS INVESTIGAÇÕES CONTRA O CRIME ORGANIZADO
27/11/2019 - DELEGADAS LANÇAM O MOVIMENTO MULHERES NA SEGURANÇA PÚBLICA DURANTE O FÓRUM IACC
27/11/2019 - FÓRUM IACC: DESAFIOS E O PAPEL DA POLÍCIA NA SOCIEDADE
26/11/2019 - FÓRUM IACC INICIA PONTUANDO IMPORTÂNCIA DO DEBATE SOBRE APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA NA SEGURANÇA PÚBLICA
19/11/2019 - DELEGADO E SERVIDORES DE OUTRAS CARREIRAS SÃO HOMENAGEADOS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO POLICIAL FEDERAL
11/11/2019 - POLÍCIA FEDERAL NOMEIA 507 POLICIAIS
9/11/2019 - ALMOÇO PARA SINDICALIZADOS E ASSOCIADOS MARCA POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ADPF SP
8/11/2019 - SINDPF SP HOMENAGEIA O DELEGADO FEDERAL RICARDO SAADI
6/11/2019 - SINDPF SP DECLARA APOIO ÀS REIVINDICAÇÕES DOS POLICIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
4/11/2019 - ADPF PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO PARA FUTUROS DELEGADOS DA PF
1/11/2019 - PRESIDENTE DO SINDPF SP PALESTRA NA FUTURECOM SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COMBATE AOS CRIMES
30/10/2019 - NOVA EDIÇÃO DA REVISTA DA ADPF É LANÇADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
30/10/2019 - DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL RENATO OLIVEIRA LANÇA A OBRA 'SEM FÔLEGO'
30/10/2019 - FENADEPOL SE REÚNE COM DIRETOR-GERAL DA PF E APRESENTA REIVINDICAÇÕES
25/10/2019 - TANIA PRADO PARTICIPA DO 1º SEMINÁRIO CARREIRAS JURÍDICAS, ÉTICA, INOVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA DIGITAL LAW ACADEMY
22/10/2019 - PRESIDENTE DO SINDPF SP E DIRETORA REGIONAL DA ADPF SP PARTICIPA DA 9ª EDIÇÃO DOS JOGOS DE INTEGRAÇÃO DOS POLICIAIS RODOVIÁRIOS FEDERAIS
17/10/2019 - FÓRUM IACC TRANSFORMA SP NA CAPITAL DO DEBATE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA
16/10/2019 - SINDPF SP PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETORES DA FIESP/CIESP E MINISTRO SERGIO MORO
15/10/2019 - SINDPF-SP AGRADECE A TODOS QUE COLABORARAM NA CAMPANHA EM DEFESA DA PEC DA AUTONOMIA DA PF
9/10/2019 - É PRECISO AUMENTAR O RIGOR NO CUMPRIMENTO DAS PENAS NO BRASIL
3/10/2019 - SINDPF SP E ADPF PARTICIPAM DE SOLENIDADE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA POLÍCIA CIVIL NA ALESP
30/9/2019 - SINDPF-SP E ADPF-SP REALIZAM ALMOÇO PARA FILIADOS
30/9/2019 - SINDPF SP E ADPF PRESTIGIAM INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO SINDPESP
30/9/2019 - ADPF SP PARTICIPA DE SIMPÓSIO SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
27/9/2019 - SINDPF-SP HOMENAGEIA DIRETOR-EXECUTIVO DA POLÍCIA FEDERAL, DISNEY ROSSETI
25/9/2019 - RESUMO DAS CONDUTAS CRIMINOSAS PREVISTAS NA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE (QUE ENTRA EM VIGOR EM 2020) E QUE PODEM ATINGIR A AUTORIDADE DE POLÍCIA JUDICIÁRIA
13/9/2019 - POLÍCIA FEDERAL DE SÃO PAULO OFERECE ESTÁGIO PARA ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR
6/9/2019 - NOTA DE FALECIMENTO
6/9/2019 - SINDPF SP E ADPF REALIZAM ALMOÇO NESTA SEXTA-FEIRA
29/8/2019 - PRESIDENTE DO SINDPF SP PARTICIPA DE EVENTO SOBRE A CARREIRA DE DELEGADO DE POLÍCIA NO MACKENZIE
26/8/2019 - EM SALVADOR, ADPF SP E SINDPF SP CUMPREM AGENDAS E PARTICIPAM DO SIMPÓSIO NACIONAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO
23/8/2019 - CARTA DE SALVADOR
23/8/2019 - SINDPF SP E SINDPESP DISCUTEM PROJETO ANTICRIME COM RODRIGO MAIA
22/8/2019 - ENTIDADES DE CLASSE PROTESTAM CONTRA O PROJETO DE LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE EM SÃO PAULO
20/8/2019 - MUDANÇAS NO COAF PODEM EMPERRAR COMBATE À CORRUPÇÃO NO BRASIL
17/8/2019 - NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE SOBRE A EXONERAÇÃO DO SUPERINTENDENTE DA PF
17/8/2019 - PROJETO DE LEI SOBRE ABUSO DE AUTORIDADE APROVADO ONTEM É O 'ESTATUTO DA CRIMINALIDADE'
14/8/2019 - A CONVITE DA RECORD TV, PRESIDENTE DO SINDPF SP ACOMPANHA PRÉ-ESTREIA DE FILME
1/8/2019 - ESCRITA COM APOIO DE DELEGADOS FEDERAIS, OBRA “COMBATE ÀS FAKE NEWS” É LANÇADA EM VERSÃO E-BOOK
31/7/2019 - HAPPY HOUR DO SINDPF SP E ADPF PROMOVE MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO ENTRE FILIADOS
30/7/2019 - PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA E DIREITO DEBATEM LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
26/7/2019 - METADE DOS NOVOS ALUNOS DA CARREIRA DE DELEGADO DA PF TEM EXPERIÊNCIA POLICIAL
24/7/2019 - PRESIDENTE DO SINDPF SP E DIRETORA DA ADPF PARTICIPA DE DEBATE SOBRE FAKE NEWS
19/7/2019 - SINDPF SP E ADPF REALIZAM ALMOÇO PARA DISCUTIR AÇÕES SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
15/7/2019 - TEXTO-BASE DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E EMENDA RELATIVA À APOSENTADORIA POLICIAL SÃO APROVADOS EM PRIMEIRO TURNO NA CÂMARA
3/7/2019 - INTEGRANTES DE CARREIRAS POLICIAIS FEDERAIS E CIVIS SE MANIFESTAM EM FRENTE AO CONGRESSO NACIONAL E PEDEM ISONOMIA NO TRATAMENTO ENTRE AS POLÍCIAS
1/7/2019 - MINISTRO SERGIO MORO PARTICIPA DE AULA INAUGURAL DO CURSO DE FORMAÇÃO DA PF
25/6/2019 - BOLSONARO ANUNCIA NOVAS REGRAS PARA APOSENTADORIA DE POLICIAIS FEDERAIS
25/6/2019 - POLICIAIS UNEM FORÇAS PARA PROTESTAR CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
24/6/2019 - ATO DA UNIÃO DOS POLICIAIS DO BRASIL - SP CONTRA A PEC 6/2019
14/6/2019 - POLÍCIA FEDERAL PERDEU 391 POLICIAIS ENTRE 2018 E 2019
14/6/2019 - FENADEPOL EMPOSSA NOVA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL
14/6/2019 - POLÍCIA FEDERAL DE CAMPINAS TEM NOVO DELEGADO-CHEFE
11/6/2019 - DELEGADOS FEDERAIS E JUÍZES FAZEM CURSO DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO NA ITÁLIA
27/5/2019 - SEGURANÇA PÚBLICA EM DEBATE GANHA ESPAÇO EM REDE NACIONAL
27/5/2019 - SKY TV TRANSMITIRÁ O “SEGURANÇA PÚBLICA EM DEBATE”
17/5/2019 - REFORMA DA PREVIDÊNCIA É TEMA DE DEBATE EM EVENTO NA APMP
17/5/2019 - DELEGADOS DA PF E PRESIDENTE DO SINPRF SP SE REÚNEM PARA DISCUTIR MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DA APOSENTADORIA POLICIAL
9/5/2019 - SINDPF SP DELIBERA SOBRE OFÍCIO-CIRCULAR QUE RESTRINGE DIREITO A FÉRIAS
8/5/2019 - NOVO CHEFE DA DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL EM SANTOS É EMPOSSADO
30/4/2019 - MOVIMENTO ACORDA SOCIEDADE E ENTIDADES DEBATEM REFORMA DA PREVIDÊNCIA COM O PRESIDENTE DA OAB SP
26/4/2019 - SINDPF SP PARTICIPA DE ELEIÇÃO DA FENADEPOL E REUNIÃO DA UPB, EM BRASÍLIA
24/4/2019 - PEC SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA É TEMA DE REUNIÃO DO FOCAE SP, NA AFRESP
23/4/2019 - JURÍDICO DO SINDPF SP GANHA NA JUSTIÇA DIREITO DE SINDICALIZADO À MEDICAÇÃO DE ALTO CUSTO
18/4/2019 - ADPF E SINDPF SP REALIZAM ALMOÇO DE PÁSCOA
17/4/2019 - SINDPF SP ACOMPANHA “SEMINÁRIO JUSTIÇA CRIMINAL, IMPUNIDADE E PRESCRIÇÃO”
10/4/2019 - ENTIDADES DE CLASSE PRESTIGIAM LANÇAMENTO DA OBRA “CRIME.GOV”, ESCRITA POR DELEGADOS FEDERAIS
9/4/2019 - ENTIDADES DE DELEGADOS FEDERAIS E CIVIS PARTICIPAM DE DEBATE SOBRE O PACOTE ANTICRIME E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS
9/4/2019 - REPRESENTANTES DA UPB-SP SE REÚNEM NOVAMENTE PARA DISCUTIR A REFORMA PREVIDENCIÁRIA
5/4/2019 - SINDPF SP, SINDPESP E ADPESP PRESTIGIAM ABERTURA DO III ENCONTRO DO FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES CRIMINAIS, EM SÃO PAULO
1/4/2019 - MINISTRO DA JUSTIÇA AFIRMA QUE MANDATO PARA DG DA POLÍCIA FEDERAL É QUESTÃO QUE TEM QUE SER PENSADA, EM DEBATE SOBRE CORRUPÇÃO
29/3/2019 - A SEMANA DA PRESIDENTE DO SINDPF SP EM BRASÍLIA
28/3/2019 - PRESIDENTE DO SINDPF SP DEFENDE AUTONOMIA DA PF E CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS, EM SESSÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
28/3/2019 - PRESIDENTES DOS SINDICATOS DE DELEGADOS DA PF SE REÚNEM COM A DIRETORIA DA FEDERAÇÃO NA SEDE DA FENADEPOL
27/3/2019 - DELEGADOS FEDERAIS E CIVIS PARTICIPAM DE ENCONTRO COM HAMILTON MOURÃO NA SEDE DA FIESP, EM SÃO PAULO
26/3/2019 - SINDPF SP DELIBERA SOBRE EMISSÃO DE BOLETOS PARA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
21/3/2019 - A LEI É PARA TODOS
20/3/2019 - DEPUTADOS FEDERAIS LANÇAM FRENTE PARLAMENTAR DE SEGURANÇA PÚBLICA E FALAM EM APROVAÇÃO DO PACOTE ANTICRIME, DO MINISTRO SÉRGIO MORO
20/3/2019 - FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL RETOMA OS TRABALHOS EM BRASÍLIA
19/3/2019 - O SINDPF SP PRECISA DE SUA AUTORIZAÇÃO!
19/3/2019 - TECNOLOGIA NO COMBATE À CRIMINALIDADE É TEMA DE SIMPÓSIO EM BRASÍLIA
18/3/2019 - SINDPF SP E ADPF PRESTIGIAM POSSE DO NOVO SUPERINTENDENTE DA POLÍCIA FEDERAL EM SÃO PAULO
14/3/2019 - SOBRE A TRAGÉDIA EM SUZANO
13/3/2019 - SINDPF SP E ADPF SP LANÇAM O “DPF NEWS”, O PRIMEIRO JORNAL IMPRESSO DAS ENTIDADES
11/3/2019 - ADPF REALIZA ASSEMBLEIA PARA DISCUTIR REFORMA DA PREVIDÊNCIA
8/3/2019 - ADPF E SINDPF SP REALIZAM ALMOÇO PARA CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

ENTIDADE PARCEIRA

DIRETORIA REGIONAL
SÃO PAULO

MEMBRO DA FENADEPOL

 FEDERAÇÃO NACIONAL DOS DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL


 
Sindicato
Notícias
Social

Atividade Sindical

Histórico
Objetivos
Estatuto
Diretoria
Localização
Artigos
Na Mídia
Publicações
Últimas Notícias
Vídeos
Segurança Pública em Debate
Convênios
Fotos
Aniversariantes
Agenda Parlamentar
Advogados de Plantão
Atualize Seu Cadastro
Eventos
Sindicalize-se
TEL e WHATSAPP  Teletrabalho COVID-19
Das 9h às 17h
 Dias Úteis - Segunda a Sexta-Feira
(11) 98733-0388
(11) 98263-0004
Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no Estado de São Paulo
Av. Santa Marina, 586 - Água Branca - São Paulo - SP - 05036-000
Telefone: (11) 3611-8160 - Fax: (11) 3611-2980
www.sindpfsp.org.br -
sindpf@sindpfsp.org.br

Política de Privacidade

Webdesign: Luiz Carlos Cichetto - (16) 99248-0091